segunda-feira, 13 de junho de 2016

Cordocentese

Olá, boa tarde, queridos!!


Hoje vim contar pra vocês sobre os exames que eu fiz na semana passada pra atestar o estado Giovanna depois do acidente radioativo que aconteceu na clínica onde eu trabalho. O exame que fiz foi a cordocentese. Nesse procedimento é retirado uma amostra do sangue fetal a partir do cordão umbilical para detectar alguma deficiência cromossômica e outras doenças.
Chegando no consultório o médico me tranquilizou, tirou todas as minhas dúvidas sobre o procedimento e foi muito atencioso. O procedimento se iniciou quando eu deitei de barriga pra cima na maca, logo após foi aplicada uma anestesia local e o médico utilizou um aparelho de ultrassom para guiar a agulha até o cordão umbilical, de onde ele retirou o sangue da Giovanna.  O processo em si foi bem tranquilo, até mais do que eu esperava, porque eu pesquisei sobre os riscos e foram bem assustadores, pois poderia causar perda de sangue no local da inserção da agulha, a diminuição dos batimentos cardíacos do bebê e até um possível aborto espontâneo!
Senti cólicas abdominais no dia posterior ao exame, mas não me assustei, pois, o médico já havia me alertado sobre esse efeito. Ele me indicou também repouso de 48 horas.
Três dias depois saiu o resultado, e infelizmente, foi confirmado o diagnóstico de leucemia linfóide. Fiquei sem chão no momento em que o médico me disse, me desesperei, pensei no pior, mas ele logo me tranquilizou dizendo que há 80% de chances de cura ainda no útero.  
Vamos esperar as próximas semanas que vou iniciar o tratamento e eu vou contando pra vocês como está evoluindo.


Beijos, até o próximo post. <3

3 comentários:

  1. Ai Cecília nos mantenha informados!!!
    Estou torcendo para que de tudo certo.

    ResponderExcluir
  2. Ai Cecília nos mantenha informados!!!
    Estou torcendo para que de tudo certo.

    ResponderExcluir
  3. Graças a Deus a tecnologia de hoje nos permite coisas maravilhosas com essa!

    ResponderExcluir