sábado, 23 de abril de 2016

Gestação: 3ª semana

Oii pessoal voltei para contar mais um pouquinho sobre o desenvolvimento do meu baby.
Já faz quase um mês (aee) e ate agora tudo certinho. Então vou contar para vocês da terceira semana. Andei pesquisando por uns sites e conversei com minha medica (ela já deve ta cansada de mim haha) e ela me explicou que a terceira semana é uma das mais importantes. É nesse período que tem altas chances de ocorrer um aborto (O.O).

A maior mudança ocorre no embrião enquanto o disco embrionário bilaminar é convertido em um disco trilaminar. E durante a gastrulação, o processo que estabelece os três folhetos germinativos (a ectoderma, mesoderma e endoderma), começa com o aparecimento da linha primitiva que é localizado no epiblasto (Ele é responsável pela origem de todos os folhetos germinativos e que as células destes folhetos darão origem a todos os tecidos e órgãos no embrião). Não é de mais pessoal?
No começo a linha é mal definida, mas em um baby de 15-16 dias ela é bem visível como um sulco estreito, com regiões discretamente salientes de cada lado. E tem em sua extremidade cefálica o nó primitivo. Na região da linha e do nó, as células epiblasticas se movem internamente para que se formem novos folhetos. E na medida que as células se movem entre as camadas epiblasticas e hipoblásticas, começam a se espalhas e gradativamente, migram além da margem do embrião e entra em contato com o mesoderma extra-embrionario primitivo cobrindo o saco vitelino e o âmnio.
E há também as células pré-notocordais que invagina-se na fosseta primitiva e move-se a diante ate chegarem na placa pré-cordal (que se forma entre a extremidade do notocordio e é derivada de algumas das primeiras células que migram pelo nó numa direção cefálica). Elas se intercalam no endoderma como placa notocordal, e enquanto o hipoblasto é substituído por células endodérmicas movendo-se para a linha primitiva, as células da placa notocordal proliferam e se destacam do endoderma. Elas formam então um solido cordão de células, o notocórdio definitivo, subjacente ao tubo neural e que serve como base para o esqueleto axial.

A assimetria esquerdo-direito é regulada por uma cascata de genes; primeiro o fibroblast growth fator 8 (FGF-8), secretado por células do nó e da linha, induz a expressão Nodal e Lefty-2 do lado esquerdo. Estes genes supra-regulam o PITX2, um fator de transcrição responsável pela lateralidade esquerda.

E no final da terceira semana as células mesodérmicas na região central da vilosidade começam a diferenciar em células sanguíneas em pequenos vasos sanguíneos, formando o sistema capilar viloso. Estes vasos estabelecem contato com o sistema circulatório intra-embrionario, ligando a placenta ao embrião. Por isso que quando o coração começa a bater (isso é na quarta semana, que dizer que na quarta semana eu já vou poder ouvir meu baby *--*) o sistema viloso esta pronto para suprir de nutrientes essenciais e oxigênio o próprio embrião.


Ufa ... acho que conseguir da uma ressumida para vocês haha. Pessoal, vocês consegue imaginar que tudo isso acontece enquanto a gente ta dormindo ou sei la, comendo uma maça haha. O nosso corpo realmente é maravilhoso *--*

quinta-feira, 21 de abril de 2016

Gestação: 2ª semana


Olá pessoal, estou de volta cheia de novidades para vocês !!

É tudo tão perfeito e tão maravilhoso que não consigo me controlar, pesquiso tudo o que  posso. Meu baby (que ainda é chamado de embrião) já esta na terceira semana do seu desenvolvimento, como eu havia dito, mas vou explicar pra vocês o que o meu  bravo pequenino já passou durante a segunda semana.
Na segunda semana do  desenvolvimento, é onde ocorre o término da implantação do blastocisto e a  diferenciação do trofoblasto em duas camadas: o citotrofoblasto e o sinciciotrofoblasto (gente vocês não acreditam,  ele é responsável pela produção do HCG que é a base dos testes de gravidez e foi devido a ele que eu descobri que estava grávida!).



Galerinha estou fascinada!!!

A medida que vai acontecendo a implantação do blastocisto no endométrio o embrioblasto sofre alterações até se tornar um disco embrionário bilaminar (composto por duas camadas ) , que origina as camadas germinativas responsáveis pela formação dos órgãos e tecidos do embrião(ISSO É FANTÁSTICO), formado por epiblasto e o hipoblasto que é um pequeno espaço no interior do embrioblasto (responsável pela formação do embrião) , que dará origem à cavidade amniótica (onde vai estar o liquido amniótico, ele é responsável por proteger o embrião contra choques e aderências).

Super maravilhoso né !!

Já estava me esquecendo no finalzinho da segunda semana do desenvolvimento acontece a  formação do saco coriônico (é a cavidade que envolve todo o espaço de formação embrionária, esse abriga tanto o meu baby em formação quanto os anexos embrionários que surgirão).


Atenção mamães e futuras mamães que acompanham o meu blogger é super importante avaliar o desenvolvimento embrionário e sua evolução, a ultra-sonografia transvaginal é usada para medir o diâmetro do saco coriônico que tem uma 
importância enorme na gestação.

Em breve trago mais noticias, beijos e até a próxima! 



domingo, 17 de abril de 2016

Gestação: 1ª semana

Oooii gentee.
To cheia de novidades pra contar pra vocês.
Então, logo após a última postagem, eu fui na Clínica iniciar o meu pré-natal. Minha médica me explicou tudo com muita clareza, ela disse que pela contagem de embriologistas assim como ela, eu ja estou com 3 semanas. Fiquei feliz por descobrir de tão pouco tempo, porque assim posso curtir mais essa nova fase. Sou mamãe de primeira viagem, fico boba com tanta coisa nessa nova fase. A Drª Bianca, me explicou muitas coisas, mas como sou bem curiosa, andei lendo vários artigos também, vou compartilhar com vocês o que eu andei lendo.
Após 30 horas de fecundação ( GENTE SOMENTE 30 HORINHAS), inicia-se a clivagem, que é um processo de divisões mitóticas onde há um aumento no número de células que são chamadas de blastômeros (acho isso tão incrível, a criação humana é perfeita mesmo).
Então, depois de 3 divisões esses blastômeros sofrem uma compactação e formam uma bola com vaárias células agrupadinhas dentro dela, com camada interna e externa.. Nos livros que eu andei lendo eem algumas pesquisas, eu consegui ver umas imagens ilustrativas bem legais, que da pra gente ter uma noção melhor, vou ate postar um vídeo pra vocês entenderem melhor daqui a pouco..
Os blastômeros compactados se dividem formando uma mórula com 16 células (16 é um número tão grande, mas em pensar que nem conseguimos enxergar a olho nú fico fascinada). Lembrando que a camada que envolve os blastômeros é chamada de zona pelúcida
Mais ou menos no 3° ou 4º dia após a fertilização a mórula penetra o útero, e começa a aparecer uma cavidade chamada blastocisto. (Sim, esses nomes são mega parecidos, mas até que não é tão difícil de entender).
A massa celular interna que se formou da compactação (e é onde vai se desenvolver meu baby), fica em um dos pólos do blastocisto, Já a massa celular externa (que circula as células internas e a cavidade do blastocisto), vai formar o trofoblasto (amei esse nome kkk).
 Nessa fase meu útero se encontra em uma fase secretora por causa da implantação, e o blastocisto se implanta no endométrio (que é a camada do útero) anterior ou posterior.
Ou seja, meu baby já passou por tudo isso, e eu estou babaaandoooo cada vez mais.
Vou deixar aqui o vídeo que minha médica me mostrou pra vocês entenderem melhor.
Amanhã vou explicar a 2ª e a 3ª semana (que é a que meu baby está no momento), e acompanhar com vocês passo a passo essa nova fase. *-*
Agora vou correndo no banheiro que ja estou com enjôo . Beijão



sexta-feira, 15 de abril de 2016

Bom dia galerinha.

Sei que já tem um tempinho que não venho falar com vocês , mas minha vida está uma LOUCURA.
Da última vez comentei  que o Pedro tinha me chamado pra assistir uma aula com ele. Marcamos um dia e fomos. Depois de muito assunto científico resolvemos sair um pouquinho pra conversar sobre outras coisas.

Gente fiquei impressionada o tanto que nos aproximamos depois dessa conversa e de várias outras, e aí sabem no que deu né ? Começamos a namorar!
 Estou gostando muito dele e isso parece ser recíproco. Estamos muito envolvidos e felizes e espero que dure bastante tempo. Pode ser bobeira da minha parte mas acho que encontrei minha alma gêmea rsrs.

Só que nessa última semana, tivemos uma situação que nos deixou um pouco apreensivos. Minha visitinha mensal atrasou. Acho que posso estar grávida!
Depois de conversarmos, resolvi fazer o teste de gravidez para tirar logo as  dúvidas.
 Enfim, comprei o teste de farmácia e o resulto foi ...                      POSITIVO.
 Estou mesmo grávida!

Na hora foi um baque. Comecei a pensar sobre tudo. Como vou cuidar de um bebê? E meu trabalho? Minha vida?  Ai meu Deus não estou preparada pra isso.

Pedro ficou surpreso, mas foi super compreensivo comigo e tentou me acalmar de todas as formas. Disse que vai estar do meu lado em todo momento e que vamos enfrentar isso juntos, que esse bebê é super bem-vindo e vai ter muito amor.
Espero que vocês me ajudem também com dicas, afinal é a minha primeira gravidez.

Então pessoal é isso,  esse é o resumo desse tempo que fiquei sem falar com vocês.
Em breve volto pra dar mais notícias e prometo não ficar tanto tempo sem aparecer.


Beijinhos. Até mais.