terça-feira, 29 de março de 2016

Bom dia pessoal !
Feliz Páscoa atrasado pra vocês! Aproveitei o feriado na sexta e fiz uma despedida pra minha irmã. Sim! Ela já está voltando pra casa. Infelizmente e felizmente né rsrs.. Agora ela vai voltar pra trabalhar um pouquinho .
Fizemos uma despedida pra ela , um lual perfeito e e vocês não vão acreditar! Os meninos que conhecemos na viajem pra Paraty  também vieram pra despedida. Foi muito divertido.. Não sei se vocês lembram , mas já comentei do Pedro, aquele que conversei na viagem. Nossa ele é muito inteligente mesmo ! Acabou que durante a despedida da minha irmã ficamos conversando mais sobre o tratamento dela de congelamento dos oocitos e ele acabou me contando que quando pré maturo teve criptorquidia, um defeito congênito que ocorre por não formação total do testículo e como seu testículo não desceu por si só no seu primeiro aniversário , o médico urologista pediátrico recomendou um tipo cirurgia laparoscópica, chamada orquiopexia para mover o testículo para o escroto. E me explicou que quando entrou na puberdade, ele se submeteu à análise através do espermograma para analisar se poderia ter filhos ou não no futuro . Achei muito interessante o que ele estava me contando e acabamos conversando por horas. Ele me convidou depois para estudar um pouco mais sobre esse assunto nas aulas em sua faculdade ( ah ! Ele cursa Ciências Biológicas na UFRJ) , adorei a ideia.
A cada dia que nos aproximamos , me encanto cada vez mais *-*

Estou empolgada , vamos ver no que vai dar ! 
Depois volto e conto mais para vocês ! 
Beeijos amores

quarta-feira, 16 de março de 2016

Boa Tarde Pessoal!

Como prometido voltei para conversar um pouco com vocês. A estadia da minha irmã aqui está sendo muito divertida. Nós fomos em várias viagem curtas para conhecer um pouco mais do Rio de Janeiro. Apresentei a ela e visitamos lugares que, mesmo aqui pertinho, nunca tinha ido.

Conheci Paraty, uma cidade que reúne praias e cachoeiras. Na estrada para Cunha ficam quedas d´água que formam piscinas naturais perfeitas para banhos, como Pedra Branca e Tobogã. P.E.R.F.E.I.T.A para quem quer relaxar e aproveitar o momento de descanso.

Além disso, fiz um passeio de barco super divertido pela bonita baía de Paraty e suas ilhas, com minha irmã. Lá conheci um grupo de amigos (confesso que um deles me chamou mais a atenção... Ele é super inteligente e divertido.. Enfim!) eles também estavam fazendo turismo e trocamos várias experiências legais!

Vocês tem que conhecer Paraty. AMEI!!!


Uma doença não tão perigosa, mas comum: A Endometriose

Boa noite, pessoal!

Tô um pouco sumida daqui, né? Tô numa correria enorme desde que minha irmã chegou, sem contar na exaustão que estou por conta do serviço. Mas consegui um tempinho hoje para vir falar um pouco com vocês.

Durante um tempo tenho sentido cólicas fortíssimas, achei que era por conta de nervoso, ansiedade ou até mesmo por conta da minha menstruação, já que sentir cólica nesse período é algo tão comum... Mas me surpreendi esses dias enquanto conversava com uma amiga minha que é ginecologista. Contei a ela sobre minhas dores e ela disse que isso poderia ser um distúrbio, chamado endometriose. Fiquei super preocupada e marquei logo com um especialista para saber mais sobre isso. Assim que cheguei na consulta, o médico logo me mandou fazer uma sessão de exames. E não é que era? Pois é pessoal, tenho endometriose.

Para ser mais específica, a endometriose é um distúrbio causado pelo crescimento de células endometriais fora do útero, ou seja, há presença do endométrio em outros órgãos da pelve, como trompas, ovários, intestinos e bexiga. O médico me explicou tudo e foi falando que em todos os meses o endométrio fica mais espesso para que um óvulo fecundado possa se implantar nele. E que quando não há gravidez, esse endométrio que aumentou descama e é expelido na menstruação, e que o risco desse distúrbio está em alguns casos, que um pouco desse sangue migra no sentido oposto e cai nos ovários ou na cavidade abdominal, causando a lesão endometriótica. E disse, também, que muitas das mulheres que têm endometriose são inférteis. :(

Embora esteja super preocupada ainda, já dei uma tranquilizada, pois já vou começar com alguns tratamentos que o médico me indicou. Há duas formas de tratamento, uma delas é a cirurgia, que é feita com a remoção da endometriose por meio de uma cirurgia chamada laparoscopia (que pode ser feita a laser). A outra é feita com medicamentos como analgésicos, anti-inflamatórios, análogos de GNRH (Hormônio Liberador de Gonadotrofina), Danazol e Dienogeste. Optei por medicamentos já que num momento ápice da minha vida e carreira.

No mais, é isso. Quando estiver com mais tempo voltarei aqui para poder falar mais um pouquinho com vocês.

Beijooooos. Até mais!!!

sexta-feira, 11 de março de 2016

O processo de congelamento de oócitos da Alice

Oi pessoal! Correria tem sido a palavra que melhor descreve minha vida nesses últimos dias. Mas arrumei um tempinho antes de ir trabalhar pra vir contar a vocês sobre a visita à clínica de medicina reprodutiva. Então, como eu já tinha dito, o processo de congelamento de oócitos chamou muito a atenção da minha irmã. Fomos até a clínica e a Alice (minha irmã, acho que esqueci de contar o nome dela a vocês Hahahah) acabou optando por fazer mesmo a vitrificação. Apesar do valor alto (supera 12 mil reais gente!!!!), é um método seguro e 80% eficiente.

 Quando chegamos na clínica, o médico conversou com ela, explicou todo o processo e a forma com que essa técnica vem se desenvolvendo cada vez mais. Disse também que cada vez mais mulheres optam por esse procedimento (inclusive esses dias li que a Sabrina Sato é uma dessas mulheres). Animada, ela decidiu dar logo início ao tratamento. 

O primeiro passo é um tratamento medicamentoso para estimular o crescimento de vários oócitos até o amadurecimento. Os hormônios são aplicados de 8 a 14 dias para aumentar a produção de oócitos no mesmo ciclo menstrual ao invés de apenas um. Por enquanto, minha irmã está fazendo um acompanhamento ultrassonográfico e laboratorial esperando o momento adequado (o doutor disse que é em média após 10 dias de estímulo) para tomar um medicamento específico para ocorrer a maturação final dos oócitos para que ela possa agendar a coleta.

Estou tão ansiosa quanto ela, então em breve conto a vocês como foi o resto do processo. E ah, isso não vale apenas para mulheres que querem adiar sua gravidez viu? Também é super indicado à mulheres que são submetidas a quimioterapia e mulheres com histórico familiar ou fatores de risco para menopausa precoce por exemplo. Estou adorando o quanto estou aprendendo com isso tudo, espero que vocês estejam também!

Agora preciso ir, é hora de ir pro serviço e já sei que o dia vai ser longo... Além de muito trabalho, estou com uma cólica insuportável, ninguém merece!!!!

Beijinhos e até a próxima



sexta-feira, 4 de março de 2016

Técnicas para engravidar

BOM DIA PESSOAL!

Estou muito feliz porque esses dias recebi uma visita da minha irmã mais velha, estava morrendo de saudades dela e ela me deu a ótima notícia que vai passar um tempo aqui em casa.

Ontem estávamos conversando e minha irmã estava um pouco preocupada sobre seu futuro (não profissionalmente, pois ela está fazendo seu doutorado em engenharia aeroespacial) em relação ao seu sonho de infância de constituir uma família. Ela tem 32 anos e sempre priorizou o aperfeiçoamento de sua carreira, agora ela está preocupada com a diminuição de sua fertilidade com o passar do tempo.

Então, começamos a pesquisar algumas formas de garantir que seu desejo de ser mãe se realizasse independente da idade que ela tiver. O processo que foi de maior interesse foi o chamado de Vitrificação de Ovócitos, pois é esse que consegue adiar o processo de gravidez uma vez que ela quer conciliar o desejo de ser mãe e o de concluir sua carreira profissional. O processo é bem simples preservam os óvulos em nitrogênio líquido, usando uma técnica de esfriamento, podendo ficar armazenado por muitos anos.

Essa técnica mais adequada e com maior índice de sucesso pelo fato dela não produzir cristais de gelo no momento da solidificação de óvulos no ultra-resfriamento em nitrogênio líquido, promovendo assim a passagem ao estado de solidificação chamado de estado vítreo (glass-like).

O objetivo da crio preservação (congelamento) é o de, no caso de insucesso do ciclo, poupar a paciente de uma nova estimulação. De fato, quando há embriões ou óvulos congelados, o ciclo para nova transferência de embriões é mais simples, menos desgastante para o paciente e, também, de custo menor quando comparado à estimulação ovariana. A escolha por congelar óvulos ou embriões é da responsabilidade única do casal, e será expressa por escrito antes do início da realização do procedimento de fertilização in vitro. Naturalmente, o casal leva em conta os seus próprios valores morais, éticos e religiosos para decidir ou não pelo congelamento, não cabendo nenhum juízo crítico, pelo médico, sobre essa decisão.


Ligamos em uma clínica especializada em Medicina Reprodutiva e agendamos uma consulta para a terça-feira, aí conto tudo pra vocês!

Se alguém quiser ler mais sobre esse processo, esse site é ótimo! 



Beijinhos e até a próxima.